domingo, 29 de junho de 2014

(Resenha) Quem é você, Alasca? - John Green


Título: Quem é Você, Alasca?
Autor: John Green
Editora: WMFMartinsFontes
Páginas: 229
ISBN: 9788578273422
Sinopse: "Miles Halter é um adolescente fissurado por célebres últimas palavras - e está cansado de sua vidinha segura e sem graça em casa. Vai para uma nova escola à procura daquilo que o poeta François Rabelais, quando estava à beira da morte, chamou de o "Grande Talvez". Muita coisa o aguarda em Culve Creek, inclusive Alasca Young. Inteligente, espirituosa, problemática e extremamente sensual, Alasca levará Miles para o seu labirinto e o catapultará em direção ao "Grande Talvez"."

••••

"Ele' - ou seja, Simón Bolívar -' estremeceu diante da revelação de que a corrida arrojada entre seus males e seus sonhos estava chegando ao fim. O resto eram trevas. 'Droga', ele suspirou. 'Como sairei deste labirinto?'"

Eu acreditava que iria me surpreender com este livro de John Green. Aliás, de fato me surpreendi, mas negativamente.
Peço desculpas à quem adorou o livro, colocou entre os favoritos da estante, mas eu esperava mais. Creio que por ter lido e escutado tantos comentários positivos, acabei comprando-o na esperança de ler algo que superaria "A Culpa é das Estrelas". 

"Se ao menos conseguíssemos enxergar a infinita cadeia de consequências que resulta das nossas pequenas decisões. Mas só percebemos tarde demais, quando perceber é inútil".

Bom, vamos lá. Em "Quem é Você, Alasca?" conhecemos a vida de Miles "Gordo" Halter. Como a sinopse mesmo diz; um adolescente que está cansado da sua vidinha monótona e vai em busca de um "Grande Talvez". 
Ao chegar em Culve Creek, Gordo - como logo é apelidado - conhece o seu colega de quarto, Chip Martin (o Coronel), Takumi, Lara e Alasca Young.

Entre as novas experiências como: bebidas, cigarros e trotes escolares, Gordo logo começa a se interessar por Alasca. 
Sabemos que o personagem principal é ele, mas dentre seu espirito alegre, sapeca e contagioso, o enredo acaba por focar bastante na garota. Uma coisa é certa sobre a mesma: Alasca Young é uma incógnita. Além de bipolar, ninguém a conhece 100%. Portanto, o título tem tudo a ver com a personagem.

"Cruzes! Não posso ser uma dessas pessoas que ficam sentadas falando que pretendem fazer isso e aquilo. Eu vou fazer e pronto. Imaginar o futuro é uma espécie de nostalgia".

O livro é dividido em duas partes: antes e depois. Os títulos dos capítulos foram nomeados em números por extenso; por exemplo, cento e oito dias antes; seis dias depois (...) e eu fiquei super curiosa em relação aquilo, mas no final eu entendi.
A leitura é fácil de ser compreendida, Green escreve de maneira bacana e simples, mas confesso que a primeira parte não me fisgou. 

Porém, como tudo tem o seu lado bom, John Green nos mostra uma pequena parte religiosa com ensinamentos do islamismo, cristianismo e budismo. Também é composto por metáforas e as últimas palavras de Simón Bolívar ficarão pairando sobre sua cabeça: "Como sairei deste labirinto?". 

"Eu sei que ela me perdoa, assim como eu a perdoo. As últimas palavras de Thomas Edison foram: "O outro lado é muito bonito." Eu não sei onde fica o outro lado, mas acredito que seja em algum lugar e espero que seja bonito".



1. Ruim 2. Regular 3. Bom 4. Muito Bom 5. Excelente

2 comentários:

  1. Eu li esse livro do Green também e gostei, mas para mim não superou ACEDE, pois a história da Hazel e do Gus foi muito emocionante e a de Alasca não teve o mesmo resultado, é uma história bonita e bacana, é interessante as metáforas desse livro também, no entanto, a leitura dele não foi melhor que ACEDE para mim, no entanto, ele foi melhor que Cidades de Papel, outro livro do Green. Enfim, eu adorei a resenha, ficou ótima o/

    Beijos :*
    Larissa - Srta. Bookaholic

    ResponderExcluir
  2. Que privilégio um comentário seu, Larissa.
    Concordo contigo! A história do Gus e da Hazel é muito mais emocionante. Já assistiu o filme? :)
    Ainda irei ler Cidades de Papel só que, pelos comentários que li, ele fica no mesmo nível de 'Quem é Você, Alasca?'.

    Obrigada pelo comentário. Seu blog é muito bacana.
    ;)

    ResponderExcluir