sábado, 2 de março de 2013

(Resenha) Tudo Valeu a Pena - Mônica de Castro (ditado por Leonel)



Título: Tudo Valeu a Pena
Autora: Mônica de Castro (ditado por Leonel)
Editora: Gráfica
Páginas: 369
ISBN: 8585872888

Sinopse:
Viver é um desafio constante. Sem perceber, entramos nas ilusões da realidade superficial, acreditando nas promessas fáceis da felicidade material, e mergulhamos assim nos sonhos fúteis do conforto físico, imaginando estar imunes ao sofrimento.
Mas, as ilusões obscurecem nossa lucidez, deturpam situações, invertem valores, nos arrastando aos círculos de sofrimento que queríamos evitar.
E chega sempre a hora de descobrir que a vida é mais do que supúnhamos; sua sabedoria nos coloca diante da eterna chama da verdade, que ofusca nossas ilusões, nos forçando a distinguir o falso do verdadeiro.
Por entre os choques da realidade profunda e as lições do dia-a-dia, conquistamos as vantagens da maturidade e entendemos que tudo valeu a pena. - Luiz Gasparetto
••••

Olá, queridos. Gostaria de pedir desculpa a todos por falta das resenhas; juro que compensarei assim que eu tiver dinheiro para comprar livros, certo? Perdoem-me! Bom, esse livro foi uma conhecida minha que me emprestou. Aproveitei o recesso de carnaval e levei comigo quando viajei. Depois que eu li, fiz toda a resenha no celular e salvei nos rascunhos. Resultado? Fui à praia com minha família, levei o celular e chegando lá o coloquei em cima da mesa. Porém, meu primo super (sintam a irônica) atencioso, fez questão de dar um banho no meu celular. Fiz com raiva, chorei, mas perdoei. Porém, tive que fazer uma resenha novamente. E agora estou aqui, postando para vocês. Vamos lá? Espero que gostem.

••••
*Atenção: essa resenha pode conter spoiler.
Nos livros espiritas, geralmente podemos ver que os personagens voltam reencarnados para aprender uma nova lição ou, até mesmo, consertar algum erro do passado. Dessa vez não foi diferente.

Em "Tudo Valeu a Pena" conhecemos Marilda, uma garota dedicada e que nasceu em meio ao amor dos pais. Ela foi criada com luxo, frequentava os melhores colégios de São Paulo até que o seu pai, Elói, teve uma doença e faleceu. Após esse triste acontecimento a vida de Marilda e sua mãe, Rosana, nunca mais foi a mesma. Apesar de ter ganhado bastante dinheiro exercendo a profissão de advogado, Elói tinha deixado uma quantia que seria suficiente apenas para meses. Como não queria viver as custas da família do marido, Rosana chamou Marilda e lhe disse o que estava acontecendo. Sendo assim, elas viram uma única solução: trabalhar. Rosana confeccionava alguns trabalho e saía oferecendo-o as lojas. Marilda cuidava da casa e entregava as encomendas.

Em uma dessas entregas, um rapaz sentou-se ao lado de Marilda no ônibus. Era Ronaldo, um rapaz muito bonito, nascido em família tradicional, mas que foi esquecido pelos pais quando resolveu deixar a casa, o conforto e foi atrás de conquistar seus objetivos e sonhos. Durante uma conversa no trajeto de volta para sua casa, Ronaldo encantou-se por Marilda. Acompanhou-a até a casa da garota, deixando-a com o número do seu telefone. Porém, ele mesmo acabou procurando-a. Foi até a casa dela e sem pensar estar sendo precipitado ou não, lhe disse tudo o que estava sentindo. Para sua surpresa seu sentimento estava sendo correspondido.

Enquanto isso, os pais de Ronaldo nem sequer pensavam nele. Só tinham olhos e orgulho do seu irmão mais velho, Rogério. Ele era totalmente o oposto de Ronaldo. Tirava proveito da família, não sentia prazer nos estudos, mas viajava bastante e falava fluentemente. Era o tipo de pessoa que queria resolver qualquer coisa com suborno. Rogério sempre foi o filho predileto. Seus pais achavam que ele tinha as amizades perfeitas, o gosto perfeito, era a pessoa perfeita. Porém, Rogério mantinha um relacionamento com Marina, a esposa de Raul Guilherme Maciel.

Raul era um marido muito ciumento e muito rico. Vinha de família importante. Porém, já esteve envolvido em escândalos graças a tráfico de drogas, mas nada fora provado. Antes de Marina, ele tinha se casado com Angélica que lhe deu uma filha. Porém, diferente da atual, Angélica não gostava de se expor. Faleceu jovem, mas ninguém procurou saber o motivo.

Depois de um atentado contra sua vida, Ângela, filha de Raul, veio da Inglaterra com a finalidade de cuidar do seu pai. Ao chegar conhece sua madrasta Marina, mas não sente-se bem com a presença dela. Quando vai ver o pai, eis uma surpresa: ele a chama de Angélica e diz que ela veio atrás de vingança. Vendo que o nervosismo dele não passava, ela vai para o seu quarto. Confusa, tenta entender o que Raul queria dizer com vingança ao confundi-la com sua mãe.

Durante um passeio pelo clube ela conhece Rogério, que só se aproximou da mesma com a finalidade de adentrar a casa dela para poder encontrar-se com Marina, sua amante.

Enquanto isso, Ronaldo pede Marilda em casamento e conclui a faculdade. Cheio de coragem e atitude, ele foi atrás do pai; este pensou que o filho tinha ido com o objetivo de pedir ajuda, por isso surpreendeu-se ao ver o convite de formatura em suas mãos. Ao chegar em casa Romualdo, o pai de Ronaldo, foi rapidamente atrás de Mercedes, sua esposa. Esta também ficou surpresa com a novidade; sempre achou Rogério melhor que Ronaldo.

Mercedes, que sempre prezou a elegância e a riqueza, não gostou da nora. Por ser uma jovem humilde e singela, disse que seu filho merecia coisa melhor. Já Romualdo achou tanto a mãe, como a filha excelentes pessoas. Rogério, o irmão de Ronaldo, compareceu à formatura juntamente com Ângela que logo fez amizade com Marilda.

Após a formatura, todos voltaram a atenção para o casamento dos jovens. Romualdo que agora já tinha amizade com Rosana e Marilda, frequentava regularmente a casa delas. Sentia-se muito feliz ali e também ajudava-as nos preparativos do casamento. Ângela que também se tornara amiga da família, fazia questão de auxiliar Marilda.

Enquanto Ângela tentava descobrir os mistérios da sua casa e da morte de sua mãe, Marina estava cansada de bancar a boa esposa. Queria sair, volta a ter sua vida social ativa, mas o medo a impedia. Sentia-se vigiada pelos "guardas" que estavam em sua casa. Desesperada, conseguia ligar para Rogério algumas vezes e marcavam encontros através de códigos. Graças a sua ambição ela criou um plano, mas Rogério, cego pela paixão, fazia tudo o que ela mandava. Por causa disso ia afundando-se cada vez mais em uma ilusão e estragando sua vida sem perceber.

Ângela, graças a Eduardo, um jovem espirita que conheceu e que sentiu uma grande atração, conseguiu descobrir os planos de Marina, o que seu pai fazia, e quando Rogério ia em sua casa. Com a ajuda de Eduardo, do pai dele e de um amigo antigo da família, ela tinha criado um plano. Porém, nas vésperas de colocar em ação o que pretendia, um terrível imprevisto aconteceu.

Qual imprevisto será esse? E Mercedes atrapalhou o casamento de Ronaldo com Marilda ou tornou-se mais compreensiva e, assim como seu marido Romualdo, começou a frequentar a casa de Rosana? Será que Rogério conseguiu "acordar" antes de Marina destruir sua vida? E Raul, descobriu que estava sendo traído? É meu caro leitor, basta ler para saber as respostas dessas perguntas. É um livro muito bom, de fácil compreensão e que nos mostra que ter fé, boas atitudes e pensamentos sempre valem a pena.

1. Muito ruim 2. Fraco 3. Bom 4. Muito Bom 5. Excelente

Nenhum comentário:

Postar um comentário