domingo, 3 de agosto de 2014

(Resenha) Montanha Russa - Martha Medeiros


Montanha-russa - Col. L&pm Pocket
Título: Montanha Russa
Autora: Martha Medeiros
Editora: L&PM
Páginas: 216
ISBN: 9788525419286
Sinopse: "Eu não gosto de montanha-russa, o brinquedo, mas gosto de montanha-russa, a vida.", declara Martha Medeiros na crônica Felizes para sempre. Pois é sobre as curvas e recurvas dessa montanha-russa, sobre as suas quedas súbitas e subidas íngremes, sobre as engrenagens da vida que tratam as cem deliciosas crônicas que compõem este livro.
Escritos no estilo rápido, direto e esperto, e com toda a sinceridade, franqueza e irreverência que conquistaram milhares de leitores, estes textos de Martha Medeiros tratam dos mais variados assuntos e aspectos do cotidiano. Do olhar sobre as coisas mais corriqueiras a pensamentos e reflexões inconfessáveis e politicamente incorretos, a autora fala das nossas aspirações, da preocupação com a carreira, com a passagem do tempo, do desgaste do amor, do ciúme, do lado obscuro do ser humano e da dificuldade de conciliar diferentes aspectos da existência e da personalidade – temas tão universais quanto profundos.
"Montanha-russa" mostra as duas faces da autora (e de todos nós?): o lado tenso, e o lado incorrigível e irremediavelmente otimista, bem-humorado e de bem com a vida. Paradoxal, ambígua e filha do seu tempo, a obra de Martha traz a marca do grande cronista: é impossível ler uma crônica só.

••••

Há dias estou para publicar essa resenha aqui, mas e a correria que não deixou? Pois bem, finalmente eis-me aqui! Comemorem, vamos! rs

"...Quando os nossos olhos ficam embaraçados, nada como usar os olhos dos outros para voltar a valorizar o que é nosso."

Bom, sou suspeita para falar sobre esse livro porque adoro crônicas, cartas e afins. Porém, preciso avaliar e começo dizendo que é show de bola! 

A linguagem é de fácil absorção. Martha consegue transmitir, com as singelas e objetivas palavras, o entendimento à pessoas de todas as idades. A diagramação não é perfeita, mas nada que atrapalhe. 

"...Não há perigo. Perigoso é a gente se aprisionar no que nos ensinaram como certo e nunca mais se libertar, correndo o risco de não saber mais viver sem um manual de instruções.”

Montanha Russa é mais um exemplar com um conjunto de crônicas maravilhosas que retratam situações vistas e vivenciadas no meu e no seu cotidiano. Sabe aquele detalhe que passa despercebido por nós em algum momento do dia? Ao ler um daqueles textos acabamos notando-o ali. E eu ouso dizer que qualquer pessoa que for lê-lo, acabará identificando-se com alguma crônica da Dona Martha. Sério! Diversas vezes eu parei, anotei um pequeno trecho e depois fiquei pensando com os meus botões porque a autora te faz isso: pensar. Ela cospe as palavras, ou melhor, as verdades na sua cara em um gesto nu e cru. Por conta disso, não o considero um livro de auto ajuda, mas sim de uma conversa com um amigo bem sincero.

"...Mas desejo também que desejes uma alegria incontida, que desejes mais amigos, e nem precisam ser melhores amigos, basta que sejam bons parceiros de esporte e de mesas de bar, que desejes o bar tanto quanto a igreja, mas que o desejo pelo encontro seja sincero (...)".

Esse é um tipo de livro que indico e que deve ser lido em um dia tranquilo, na praia ou em um lugarzinho sossegado. 

1. Ruim 2. Regular 3. Bom 4. Muito Bom 5. Excelente

Nenhum comentário:

Postar um comentário