sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

(Resenha) Com o amor não se brinca - Mônica de Castro (ditado por Leonel)



Título: Com o amor não se brinca
Autora: Mônica de Castro (ditado por Leonel)
Editora: Gráfica
Páginas: 355
ISBN: 8585872802

Sinopse:
Há quem diga que o amor é a base de tudo, porém eles se esquecem que: há os que se anulam em nome do amor e acabam abandonados.
Há os que investem tudo nos outros acreditando que serão correspondidos e vivem reclamando do egoísmo alheio.
Há os que sonham com um amor perfeito, pretendem encaixar o ser amado nesse modelo e acabam descobrindo que cada um é como é e não temos poder para mudar ninguém.Há os que confundem paixão com amor. Não percebem que paixão é admirar no outro o que recalca em si. Quando a ilusão projetiva desaparece percebemos o ridículo dos nossos atos apaixonados.
Há os que confundem apego com amor. São egoístas que esperam do outro exatamente o que não se dão.
O amor verdadeiro nunca faz sofrer. Traz alegria, motivação e prazer, agindo sempre com seu poder de harmonizar as relações humanas.
Quando ser feliz passa a ser um objetivo sério nós logo percebemos que com o amor não se brinca. - Zibia Gasparetto

••••

O livro "Com o amor não se brinca" é a continuação do livro "Sentindo na própria pele".
Nesta segunda obra conhecemos Júlia e os irmãos gêmeos Fausto e Rodolfo. Júlia é irmã do namorado de Camila (que você conhece no primeiro livro) e os dois rapazes são filhos de Dona Palmira, a dona da casa grande.

"A verdade sempre encontra um meio de se dar a conhecer." - Página 45

Ao chegar á fazenda Júlia conhece Fausto, por quem sente uma grande atração. Após uns dias de estadia na casa grande, ela descobre que seu sentimento é correspondido e os dois iniciam um romance. Porém Rodolfo, o irmão gêmeo de Fausto, faz de tudo para acabar com a felicidade do irmão, mesmo sem saber o motivo de tamanha raiva. Mas o motivo, na verdade, teve início em uma vida passada.

"De nada valem as verdades se quem as escuta permanece ainda preso a conceitos antigos." - Página 188

Enquanto isso conhecemos também outros personagens secundários como os escravos Trajano e Etelvina, o branco e jovem Túlio que comete uma coisa horrível e o casal Dário e Sara.

Sara é uma moça muito jovem, apaixonada por Dário e correspondida no sentimento. Porém, chega à fazenda Ouro Velho com a intenção se curar-se de sua doença, a pneumonia. Apesar de muitas tentativas, sua saúde fica debilitada a cada dia. Mas graças a jovem Marta (filha do capataz Aldo, mas dona de uma educação finíssima  ela conhece o Frei Ângelo, que a faz ver a cura com a ajuda do espiritismo.

"Deus não possui religião. (...) A religião universal, aquela que liga os homens a Deus, é a que vem do coração. O amor, o respeito e a compreensão são as verdadeiras religiões que nos aproximam do criador." - Página 197/198

É um livro bom. Não digo melhor que o outro, mas é bom. Nos faz refletir e nos mostra que a maldade pode estar ao nosso lado. Que tem sempre alguém que não quer ver a nossa felicidade e faz de tudo (de tudo MESMO!) para destruí-la; seja por coisas atuais ou por motivos vindos de outras vidas.
Eu, particularmente, prefiro o primeiro. Achei melhor em termo de "prender o leitor". Apesar de ser continuação do outro, não parece muito. Os personagens são interessantes, chegamos sim a ficar naquela tensão até que seja revelada toda a verdade, mas faltou algo. Uma pitada de sal, como dizem. 

"(...)A ajuda que vem de Deus nem sempre é aquela que desejamos, mas, com certeza, é a de que mais precisamos no momento." - Página 278

Nenhum comentário:

Postar um comentário