quinta-feira, 29 de novembro de 2012

(Resenha) A Farsa - Christopher Reich


No momento estou lendo...

Título: A Farsa
Autor: Christopher Reich

Editora: Sextante
Páginas: 335

ISBN: 978859926417
Sinopse:
Respeitado cirurgião da ONG Médicos Sem Fronteiras, Jonathan Ransom passava a vida viajando pelo mundo com sua esposa, Emma, levando assistência médica às populações de locais afetados por catástrofes e guerras.
Num fim de semana, o casal vai esquiar nos Alpes, mas sua felicidade é interrompida por um terrível acidente. Tentando escapar de uma tempestade, Emma cai no fundo de uma greta, quase 100 metros abaixo da superfície de gelo. A partir de então, uma sucessão de fatos inusitados transforma completamente a vida de Jonathan. Pouco depois da tragédia, ele recebe uma correspondência com tíquetes para resgatar duas malas da mulher numa estação de trem. Quando vai pegar a bagagem, é atacado por dois policiais suíços e a briga termina em assassinato. A situação se complica ainda mais quando Jonathan se depara com o conteúdo das malas: a chave de um Mercedes-Bens, um mapa indicando onde o veículo se encontra, dinheiro, roupas sensuais, jóias valiosas e uma carteira de identidade com a foto de Emma e o nome Eva Kruger.
Oito anos de casamento - como podia desconhecer tudo aquilo?
Ao perceber que nada sabia sobre a identidade da própria esposa, Jonathan parte em uma busca desenfreada pela verdade, mas acaba preso numa rede de mentiras extremamente perigosa que envolve políticos importantes, armamento nuclear, traições, perseguições e mortes.
Acusado de assassinatos e atos terroristas, na mira de um matador profissional e cercado de inimigos por todos os lados, o médico é obrigado a fugir, mergulhando cada vez mais fundo num mundo onde não há nada nem ninguém em que se possa confiar.


••••


Olá, leitor. Tudo bem? Então, esse é o primeiro livro que leio do autor Christopher Reich. Confesso que ao ganhar o livro "A Farsa" demorei dois dias para começar a ler, pois ele não me chamou a atenção.

Através da sinopse parece que já sabemos o livro todo. Mas, uma coisa é certa, nem tudo é o que parece. Acredite, você vai aplicar este antigo ditado  à todo momento no livro.

Para começar, sugiro que vocês tenham bastante atenção nos primeiros capítulos. Por reunir alguns acontecimentos diferentes e mostrar sempre diferentes personagens em diferentes ângulos e cenários, um leitor desatento poderá, com toda a certeza, sentir-se confuso mais adiante. Também, por causa do grande número de personagens secundários, uma vez ou outra você poderá esquecer quem é quem - o que aconteceu comigo. Talvez você precise voltar algumas páginas para relembrar ou, como também aconteceu comigo, lembrará graças à algumas coisinhas que o autor ressalta.

No decorrer da história você entenderá os personagens, os seus objetivos e suas intenções. Depois disso, será surpresa atrás de surpresa. Quem você pensava "conhecer", na verdade é uma pessoa totalmente diferente do que imagina. Entre outras coisas desse tipo que nos deixa com vontade de não largar o livro e, desvendar o mais rápido possível esse segredo.

O livro é dividido em oitenta e oito capítulos, porém pequenos. No finalzinho de cada capítulo tem uma "frase" que te faz ficar com aquele ar de suspense e mistério, aguçando ainda mais a curiosidade do leitor.


"... Um arquejo escapou da boca de Steiner.
Não havia corpo nenhum." - Página 284

Uma coisa que vale ressaltar é que, Christopher Reich mantém o ritmo de ação/suspense da primeira página até o final da história. Perto de terminar sua leitura, você poderá se perguntar como ele vai conseguir fazer um desfecho se a adrenalina nunca sai de cena. Mas, acreditem, ele consegue! 

Achei o médico, Jonathan Ransom, um grande personagem. Ele é inteligente, por pensar antes de agir acaba tomando as decisões corretas, e mesmo sendo mocinho, não se mostrou frágil.

O livro é muito bom! Se você gosta de ação, mistérios e muita aventura, corra e compre ou peça emprestado a alguém que o tenha. O autor soube muito bem passar as informações sobre a politica, as guerras e terrorismo, a polícia suíça, armamento nuclear e sua escrita é simples, o que não complica a interpretação.
Para quem não dispensa uma grande leitura sobre investigação e afins, "A Farsa" é o livro perfeito!

P.s: O livro já tem continuação: "A Vingança" e "A Traição".


1. Muito ruim 2. Fraco 3. Bom 4. Muito Bom 5. Excelente

Nenhum comentário:

Postar um comentário